Quem somos

Pioneira na América Latina, a Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC), sediada na cidade do Rio de Janeiro, congrega os médicos citopatologistas.

Veja mais

Fundada em 1956, a Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC), sediada na cidade do Rio de Janeiro, congrega os médicos citopatologistas.

Pioneira na América Latina é filiada da Associação Médica Brasileira (AMB).

Em parceria, com a Academia Internacional de Citologia (IAC) e a Sociedade Latino-Americana de Citopatologia (SLAC), participa ativamente dos eventos científicos internacionais e das decisões que envolvem a citopatologia latino-americana.

Missão

Ser uma Sociedade Médica que congrega médicos especialistas para incentivar o aprimoramento técnico- científico dos associados e a valorização da especialidade, no que diz respeito à prevenção e diagnóstico precoce dos processos patológicos malignos (câncer) e benignos, a fim de atender os anseios e demandas da população brasileira.

Visão

Ser referência como autêntica sociedade geradora, promotora e divulgadora de conhecimentos na citopatologia que garantam o exercício ético da Medicina, a valorização e a dignidade profissional, tendo como princípio a melhoria das condições de atendimento e a promoção da saúde dos brasileiros.

Negócios

  • Promover rigorosas avaliações teóricas e práticas, para subsidiar a AMB, na emissão de títulos de especialistas em Citopatologia.
  • Atualizar e democratizar o conhecimento científico através de eventos de educação médica continuada.
  • Representar o interesse dos associados junto aos órgãos governamentais, entidades representativas dos médicos e sociedades de especialidades afins.
  • Divulgar informações sobre citopatologia aos órgãos institucionais e ao público em geral.
  • Promover rigorosas avaliações teóricas e práticas, para aprimorar o conhecimento e o exercício prático do técnico qualificado, com certificação na área de Citotecnologia.
  • Incentivar o exercício profissional qualitativo, oferecendo testes de proficiência, participando de programas de controle interlaboratorial e coordenando a aplicação de sistemas de avaliação e certificação da qualidade na busca de acreditação dos estabelecimentos laboratoriais.

Princípios

  • Divulgar, discutir , expandir, representar, zelar e incentivar a Citopatologia médica brasileira, promovendo a união, intercâmbio e evolução técnico- científica dos associados com entidades e pessoas, no território nacional e em âmbito internacional
  • Promover, estruturar e desempenhar ações em defesa dos interesses técnicos, científicos, sócio-econômico-profissionais dos associados, tendo por base a conduta dos profissionais de acordo com os princípios fundamentais do Código de Ética Médica e, o estatuto social da sociedade, cuja aceitação e cumprimento constituem condição essencial para admissão e permanência no quadro social da SBC.

1930

Início

O início da Citologia no mundo foi marcado na década de 30. Nos anos 40, a especialidade chegou ao Brasil, trazida por ginecologistas e contestada pela maior parte dos patologistas. Em 1956, por iniciativa da Dra. Clarice do Amaral Ferreira, que divulgou a utilização da Citologia em todos os recantos do Brasil, fundou-se a Sociedade Brasileira de Citologia. Tendo sido pioneira na América do Sul e uma das primeiras do mundo, sua criação foi anterior à The Internacional Academy of Cytology, Sociedade Argentina de Citologia e Sociedade Latino-Americana de Citologia.

1958

Atividade Científica

Como atividade científica, de âmbito nacional, a SBC promoveu, em agosto de 1958, o I Simpósio Brasileiro de Citologia. Dois anos depois, em outubro de 1960, sob a presidência da Dra. Clarice do Amaral Ferreira, a Sociedade realizou o II Simpósio Brasileiro de Citologia, com a participação de convidados estrangeiros.

1961

Brasília

Em 1961 chegou, em Brasília, o primeiro Patologista, que deu início também à Citopatologia: Dr. Hélcio Luiz Miziara. Nesta época surgiu a Escola de Citotecnologia. Em agosto de 1962, a Dra. Clarice finalizou seu mandato com a realização do I Congresso Brasileiro de Citologia.

1968

Prestígio Internacional

A Sociedade Brasileira de Citologia expandiu-se em número e qualificação, com participação efetiva de seus membros em eventos científicos, grupos de pesquisa, elaboração de teses e trabalhos científicos. Ganhou prestígio internacional e teve como sua representante a Dra. Clarice do Amaral Ferreira, sócia-fundadora da The International Academy of Cytology, tendo a honra de ocupar a sua presidência, como também compor a comissão fundadora da Sociedade Latino-Americana de Citologia. A SBC sediou e presidiu o III Congresso Internacional de Citologia, no Rio de Janeiro em 1968.

1971

Reconhecimento

Na década de 70, a Sociedade foi reconhecida pela Associação Médica Brasileira como Especialidade Médica e em 08 de setembro de 1971, foram conferidos os primeiros títulos de especialistas, sendo a denominação de Sociedade Brasileira de Citopatologia introduzida a partir de 1982. Nos anos 80, com Dra. Ilsa Prudente na presidência da SBC, já agora sendo Citopatologia, realizou-se a I Jornada Brasileira de Citopatologia, sob a presidência da Dra. Nacyr e com o forte apoio de todos, em especial do Dr. Régis Sales de Azevedo. Nesta jornada o Dr. José Maria Barcelos, foi eleito presidente da SBC.


Diretoria

Conheça os membros Diretoria da Sociedade Brasileira de Citopatologia (2023 - 2024).

Neiva Paim

Neiva Paim

Presidente

Alessandra Guerra

Alessandra Guerra

Vice-Presidente para Defesa Profissional

Mauro Saieg

Mauro Saieg

Presidente do Conselho Consultivo

Angela Alencar

Angela Alencar

Primeira Secretária

Camila Destefani

Camila Destefani

Primeira Tesoureira

Luciana Carvalho Costa

Luciana Carvalho Costa

Diretora de Auditoria, Avaliação e Controle de Qualidade

Bruno Dornelas

Bruno Dornelas

Vice-Presidente para Assuntos Científicos