Fundada em 1956, a Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC), sediada na cidade do Rio de Janeiro, congrega os médicos citopatologistas.
Pioneira na América Latina é filiada da Associação Médica Brasileira (AMB).
Em parceria, com a Academia Internacional de Citologia (IAC) e a Sociedade Latino-Americana de Citopatologia (SLAC), participa ativamente dos eventos científicos internacionais e das decisões que envolvem a citopatologia latino-americana.
Missão
Ser uma Sociedade Médica que congrega médicos especialistas para incentivar o aprimoramento técnico- científico dos associados e a valorização da especialidade, no que diz respeito à prevenção e diagnóstico precoce dos processos patológicos malignos (câncer) e benignos, a fim de atender os anseios e demandas da população brasileira.
Visão
Ser referência como autêntica sociedade geradora, promotora e divulgadora de conhecimentos na citopatologia que garantam o exercício ético da Medicina, a valorização e a dignidade profissional, tendo como princípio a melhoria das condições de atendimento e a promoção da saúde dos brasileiros.
Negócios
- Promover rigorosas avaliações teóricas e práticas, para subsidiar a AMB, na emissão de títulos de especialistas em Citopatologia.
- Atualizar e democratizar o conhecimento científico através de eventos de educação médica continuada.
- Representar o interesse dos associados junto aos órgãos governamentais, entidades representativas dos médicos e sociedades de especialidades afins.
- Divulgar informações sobre citopatologia aos órgãos institucionais e ao público em geral.
- Promover rigorosas avaliações teóricas e práticas, para aprimorar o conhecimento e o exercício prático do técnico qualificado, com certificação na área de Citotecnologia.
- Incentivar o exercício profissional qualitativo, oferecendo testes de proficiência, participando de programas de controle interlaboratorial e coordenando a aplicação de sistemas de avaliação e certificação da qualidade na busca de acreditação dos estabelecimentos laboratoriais.
Princípios
- Divulgar, discutir , expandir, representar, zelar e incentivar a Citopatologia médica brasileira, promovendo a união, intercâmbio e evolução técnico- científica dos associados com entidades e pessoas, no território nacional e em âmbito internacional
- Promover, estruturar e desempenhar ações em defesa dos interesses técnicos, científicos, sócio-econômico-profissionais dos associados, tendo por base a conduta dos profissionais de acordo com os princípios fundamentais do Código de Ética Médica e, o estatuto social da sociedade, cuja aceitação e cumprimento constituem condição essencial para admissão e permanência no quadro social da SBC.
Início
O início da Citologia no mundo foi marcado na década de 30. Nos anos 40, a especialidade chegou ao Brasil, trazida por ginecologistas e contestada pela maior parte dos patologistas. Em 1956, por iniciativa da Dra. Clarice do Amaral Ferreira, que divulgou a utilização da Citologia em todos os recantos do Brasil, fundou-se a Sociedade Brasileira de Citologia. Tendo sido pioneira na América do Sul e uma das primeiras do mundo, sua criação foi anterior à The Internacional Academy of Cytology, Sociedade Argentina de Citologia e Sociedade Latino-Americana de Citologia.
Atividade Científica
Como atividade científica, de âmbito nacional, a SBC promoveu, em agosto de 1958, o I Simpósio Brasileiro de Citologia. Dois anos depois, em outubro de 1960, sob a presidência da Dra. Clarice do Amaral Ferreira, a Sociedade realizou o II Simpósio Brasileiro de Citologia, com a participação de convidados estrangeiros.
Brasília
Em 1961 chegou, em Brasília, o primeiro Patologista, que deu início também à Citopatologia: Dr. Hélcio Luiz Miziara. Nesta época surgiu a Escola de Citotecnologia. Em agosto de 1962, a Dra. Clarice finalizou seu mandato com a realização do I Congresso Brasileiro de Citologia.
Prestígio Internacional
A Sociedade Brasileira de Citologia expandiu-se em número e qualificação, com participação efetiva de seus membros em eventos científicos, grupos de pesquisa, elaboração de teses e trabalhos científicos. Ganhou prestígio internacional e teve como sua representante a Dra. Clarice do Amaral Ferreira, sócia-fundadora da The International Academy of Cytology, tendo a honra de ocupar a sua presidência, como também compor a comissão fundadora da Sociedade Latino-Americana de Citologia. A SBC sediou e presidiu o III Congresso Internacional de Citologia, no Rio de Janeiro em 1968.
Reconhecimento
Na década de 70, a Sociedade foi reconhecida pela Associação Médica Brasileira como Especialidade Médica e em 08 de setembro de 1971, foram conferidos os primeiros títulos de especialistas, sendo a denominação de Sociedade Brasileira de Citopatologia introduzida a partir de 1982. Nos anos 80, com Dra. Ilsa Prudente na presidência da SBC, já agora sendo Citopatologia, realizou-se a I Jornada Brasileira de Citopatologia, sob a presidência da Dra. Nacyr e com o forte apoio de todos, em especial do Dr. Régis Sales de Azevedo. Nesta jornada o Dr. José Maria Barcelos, foi eleito presidente da SBC.
Diretoria
Conheça os membros da Diretoria da Sociedade Brasileira de Citopatologia (2023 – 2024).