Em 2002 foi publicada a Resolução 1634/2002 que classificou a Citopatologia como Área de Atuação da Patologia. O candidato que pretende certificação, considerando aprovação na prova, obterá a Certificação em Área de Atuação: Citopatologia. Atualmente, estão aptos a se inscrever no processo de provas da Sociedade Brasileira de Citopatologia, para obtenção da referida Certificação, apenas médicos patologistas especialistas (com residência médica em Patologia reconhecida ou Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Patologia).

EDITAL DO EXAME PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE CITOPATOLOGIA

Pelo presente edital, a SOCIEDADE BRASILEIRA DE CITOPATOLOGIA (SBC) em comum acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), de acordo com as normas do convênio com a Associação Médica Brasileira, comunica aos interessados que se encontram abertas no período de 14 de fevereiro a 18 de maio de 2024 as inscrições para o Concurso para obtenção do Certificado de Atuação na Área de CITOPATOLOGIA.

O exame será realizado em 28 MAIO de 2024 – Terça, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), localizado na Tv Perebebuí, 2623, Bloco A, Sala 01 – Marco – Belém – PA – Horário: das 13:00 até às 18:00.

O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da SBC.

A ficha de inscrição e a documentação completa exigida no Edital deverão ser enviadas em PDF para o e-mail secretaria@citopatologia.org.br. Os documentos serão previamente vistos pela Secretária da SBC, para avaliação da presença de todos os ítens solicitados, e informará ao candidato a necessidade de reenvio dos mesmos em caso de inconsistência com o edital.

Estarão habilitados para inscrição ao concurso somente médicos com tempo mínimo de três anos de formado com registro definitivo no Conselho Regional de Medicina (CRM) e conclusão da Residência Médica em Patologia reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).